8 de dez. de 2010

Católicos espanhóis respondem, em vídeo, campanha que associa preservativo à hóstia.

Confira aqui a resposta ao absurdo divulgado pelo mundo inteiro:


Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/19138-catolicos-espanhois-respondem-em-video-campanha-que-associa-preservativo-a-hostia


   O vídeo da campanha “Bendito condón que quita el sida del mundo” foi lançado durante a semana mundial de luta contra a sida e promovida pela juventude do PSOE , partido do primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero.

   Mostra uma imagem de um padre segurando a hóstia e, seguidamente, o mesmo gesto mas com um preservativo. O vídeo causou polémica e gerou críticas por parte de várias associações religiosas que a acusavam de blasfêmia.

   Foi visto no YouTube e partilhado no Facebook. Está agora indisponível, segundo a mensagem deixada no vídeo, “devido a uma reivindicação de direitos de autor”.

A RESPOSTA DA IGREJA

   O vídeo resposta da Igreja está vísivel e disponível, com uma base semelhante ao da campanha, a mesma música e o mesmo slogan:“Não te deixes enganar.” Mas a mensagem passada é diferente, refere que quase 30% dos centros de ajuda no combate à aids são católicos e deixa a mensagem: “Se realmente te preocupas com a aids, luta de verdade, faz-te missionário”.

   Para fortalecer a mensagem, um jovem universitário, natural do Benin, fala sobre o problema da sida em África e afirma que “toda a gente se considera no direito de opinar”, mas que “a Igreja Católica é a única instituição que está presente em todas as estruturas que lutam contra a AIDS”.

   Um outro vídeo de resposta circula também na Internet, com um título mais direto e até um pouco agressivo “Bendita verdad que quitas la ignorancia del mundo”. Tal como o outro, também se assemelha ao da campanha, com a mesma música, mas é composto apenas por texto.

   Apesar de nenhum dos vídeos estar assinado, não sendo uma resposta oficial por parte da Igreja, são uma perspectiva católica que tem a intenção de responder ao polémico vídeo do PSOE.

Veja um vídeo resposta, abaixo: